Parlamentar solicita contrapartidas sociais da Transpetro no Pilões e na Vila dos Pescadores

Parlamentar solicita contrapartidas sociais da Transpetro no Pilões e na Vila dos Pescadores

Foto: Arthur Santos

O vereador Edson Mota (União), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, se reuniu hoje (24), no gabinete da diretoria do Legislativo, com representantes da Transpetro e da assessoria do deputado estadual Luiz Fernando (PT) para tratar de melhorias em áreas que abrigam dutos de produtos químicos na área urbana de Cubatão. O parlamentar solicitou a instalação de áreas de lazer e equipamentos de saúde nos bairros da Pilões e da Vila dos Pescadores.

Carlos Salazar, assessor da Transpetro, explicou que existe um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de S. Paulo (MP-SP) e a empresa, que prevê algumas contrapartidas sociais por parte do órgão federal. Salazar comentou que, por meio desse instrumento legal, há 2 milhões e 900 mil à disposição para investimento na cidade.

Edson Mota sugeriu a construção de uma creche e uma unidade básica de saúde (UBS) no Pilões em áreas que apresentem condições ambientais de receber tais equipamentos. Em relação ao Vila dos Pescadores, o parlamentar solicita a Transpetro que estude a implantação de um parque linear, com opções de lazer. O vereador comentou que com o novo viaduto, será preciso alargar a pista marginal, o que exigirá a mudança das atuais áreas de entretenimento do bairro.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara disse que, nos próximos dias, agendará uma reunião com a Prefeitura para apresentar a proposta sugerida ao representante da Transpetro em relação aos bairros do Pilões e da Vila dos Pescadores.