Parlamentares aprovam projeto de Rony Martins que cria a Semana Municipal da Gestante

Parlamentares aprovam projeto de Rony Martins que cria a Semana Municipal da Gestante

Fonte: Rodrigo Palassi

Os parlamentares aprovaram na última terça (25), em sessão plenária, o projeto de lei (PL) Nº 19/2025, de autoria Rony Martins, que cria a Semana da Gestante no município de Cubatão. A iniciativa tem o objetivo de promover a saúde materno-infantil, incentivando o acompanhamento e a preparação da mulher para a maternidade. O PL foi aprovado pelos vereadores em primeira discussão.

Pelo PL aprovado, a Semana conscientizará sobre a importância do bem-estar e dos cuidados com as mulheres grávidas e os bebês. Rony Martins ressaltou que é preciso garantir atendimento pré-natal e de pós-parto a todas as pacientes da rede municipal. Além disso, o projeto menciona que a saúde integral da gestante inclui nutrição, higiene, vacinação, cuidados físicos e emocionais, e prevenção de acidentes domésticos.

“Estive conversando recentemente com duas gestantes, que demonstraram preocupação da saúde primária até o parto”, comentou o parlamentar. Ele defendeu que os profissionais de saúde que atuam na área de obstetrícia passem por programas de capacitação para melhorar o acolhimento das gestantes na rede municipal de saúde. Na justificativa, Rony Martins ainda lembra que a gestação é um momento de extrema importância para as famílias, e que, por isso, é necessário garantir que mães e bebês tenham tranquilidade nesse momento.

A vereadora licenciada Jaque Barbosa (PSD), que agora passa a comandar a secretaria da Mulher e Direitos Humanos, elogiou o projeto do colega e disse que recentemente conheceu um projeto inovador da maternidade do Hospital de Cubatão, que permite que a gestante conheça previamente o corpo técnico e as instalações em que dará a luz. A parlamentar defendeu a implantação de políticas públicas voltadas ao período de puerpério, em que as mulheres se encontram mais vulneráveis. “Não podemos só romantizar a maternidade”, ponderou Jaque Barbosa.

Marcinho (PSB) também parabenizou Rony Martins pela autoria do projeto, mas apontou que a rede municipal de saúde precisa garantir exames de pré-natal às gestantes. O parlamentar disse que hoje as mulheres grávidas da cidade encontram muitas dificuldades para realizar ultrassom. “Em um das UBS de 22 gestantes, apenas 8 vagas de ultrassom estavam à disposição. Ela ainda cobrou a realização de exames transvaginais e a realização de ultrassom 3D nas unidades de saúde de Cubatão.