Personalidades negras de Cubatão são homenageadas em Ato Solene na Câmara

Personalidades negras de Cubatão são homenageadas em Ato Solene na Câmara

Foto: Rodrigo Palassi

Durante o Ato Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, ocorrido ontem (25) no plenário da Câmara, o educador físico e instrutor de karatê, Luciano Silva Moreira, pediu para que a sociedade brasileira não minimize as dores do povo preto, classificando pejorativamente como “mimimi”. O esportista foi o orador oficial da solenidade, instituída pela Resolução Nº 2.992, de 8 de novembro de 2021. Marcado pela emoção e por histórias de superação, o evento foi presidido pelo vereador Rony do Bar (PSD), autor da iniciativa.

Além de Rony do Bar e de Luciano Silva Moreira, a mesa oficial da solenidade foi composta pelos vereadores Wilson Pio (PSDB) e Tinho (Republicanos) e o secretário municipal de Comunicação Social, Guilherme Amaral. Os parlamentares Topete (PSD), Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (PROS), Jaque Barbosa (PSD), Sérgio Calçados (PSB), Alessandro Oliveira (PL) e Cesar Nascimento (PSDB) também participaram do Ato Solene.

As bancadas dos partidos com representação na Câmara homenagearam personalidades negras da cidade. Foram elas: o advogado e secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento (o Zumbi); a produtora cultural Juliana Luiz da Silva; o produtor cultural e integrante do movimento hip-hop, Eli Jordão; o empresário e professor do ramo da barbearia, Jefferson Tadeu de Lima; a ativista e assistente social Vanderleia Cleonice Andreza; a jovem atriz Nicca Oliveira, e a supervisora financeira da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Miriam Cristina da Silva.

O orador oficial da solenidade, que é especialista em Fisiologia do Exercício e fundador do projeto “Karatê para Todos”, comentou que sua principal referência de caráter é seu pai, o Seo Moreira, que desde cedo lhe ensinou o que é ser um cidadão honrado e honesto. O educador físico relembrou passagens de sua vida em que teve que superar o racismo. Ele ressaltou que um jovem negro no Brasil não pode sair nunca sem documento de identidade nem correr na rua porque pode ser confundido com um criminoso. Moreira disse ainda se orgulhar por ter contribuído com a formação de vários jovens de Cubatão.

Zumbi relembrou sua trajetória até chegar ao ensino superior, destacando o papel da Educafro, rede de cursinhos comunitários focada na população negra e pobre. O secretário de Assistência Social disse que quando assumiu o cargo na administração sabia que não poderia errar, pois os negros são mais cobrados quando ocupam espaços historicamente ocupados por brancos. Vanderleia, que atua no Pronto-Socorro Central, comentou sobre sua militância em favor das ações afirmativas nas universidades e no serviço público. A servidora pediu aos vereadores que priorizem projetos que desenvolvam a educação de base.

Guilherme do Amaral, representando o prefeito municipal, Ademário Oliveira, ressaltou que o Dia Nacional da Consciência Negra se justifica pelas seculares desigualdades sociais entre brancos e negros. Ele defendeu o fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de combate à intolerância racial. 

A solenidade contou com a apresentação do cantor Lipão Santos e do músico Alexander Marques.