Por iniciativa de Topete, Câmara homenageia ultramaratonista cubatense Alexandre Sartorato

Por iniciativa de Topete, Câmara homenageia ultramaratonista cubatense Alexandre Sartorato

Foto: Assessoria Parlamentar

O presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), apresentou hoje (18), em sessão plenária, moção de aplauso ao ultramaratonista Alexandre Sartorato, que é conhecido por ser o único homem a completar uma volta ao mundo correndo uma ultramaratona por dia em 2007. O atleta inicia no final deste mês nas Pirâmides de Giza, no Egito, a sua segunda volta ao mundo. Em sua justificativa, o parlamentar lembrou que, além de buscar mais uma marca histórica no esporte, Sartorato tem como objetivo divulgar o combate à fome, à miséria e ao racismo em escala global.

Durante a 2ª Volta ao Mundo, o ultramaratonista deve enfrentar temperaturas entre 50º C positivos e 20º C negativos, tudo isso percorrendo uma média de mais de duas maratonas por dia. Sartorato, dessa vez, será acompanhado por uma equipe de cinema que está produzindo um filme sobre a sua vida. O atleta nasceu e sempre viveu e treinou em Cubatão, cidade que, durante a sua infância, era conhecida como o “Vale da Morte” e, hoje, é símbolo mundial de recuperação ambiental.

“Ele é uma referência no esporte e na nossa cidade. Vale muito a pena pesquisar sobre ele e reconhecer sua importância, não apenas localmente, mas também em nível nacional e internacional” ressaltou o vereador Batoré (Agir). O parlamentar lembrou que Sartorato nunca precisou do programa Bolsa Atleta para alcançar suas marcas históricas, mas que outros talentos do esporte da cidade necessitam desse incentivo para competir.

Guilherme Amaral (PSD) ressaltou que para se construir o futuro, é preciso honrar o passado e ficar atento ao presente, por isso, no seu entendimento, a moção de aplauso a Sartorato é muito justa. O parlamentar comentou que o atleta representa os ideais do esporte, que é a promoção da vida e do bem-estar. “Ele leva o nome do nosso município para o mundo”, destacou.

Marcinho (PSB) disse que é um orgulho para os cubatenses ter um filho da terra como referência do esporte. O parlamentar comentou que Sartorato, além de ser um exemplo de dedicação, também é um grande incentivador das causas sociais, alguém que motiva outras pessoas. “Estarei te acompanhando. Que Deus te abençoe”.

A primeira volta ao mundo

Antes de correr a 1ª Volta ao Mundo, o ultramaratonista correu os 5.330km, do Oiapoque ao Chuí, em 61 dias, para ajudar a divulgar o Movimento Amanhã sem Câncer, do Instituto Nacional de Câncer. Essa marca continua imbatível há quase 22 anos. Sartorato iniciou a 1ª Volta ao Mundo no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para apoiar à candidatura do Monumento como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Durante a jornada, em que percorreu cerca de 100km por dia, o atleta divulgou o trabalho desenvolvido pela SOS Kinderdorf International (Aldeias Infantis SOS).