Projeto de Lei propõe salas de cinema adaptadas para autistas em Cubatão

Rafaela Ribeiro sob supervisão

Os parlamentares aprovaram ontem (18), em sessão plenária, o projeto de lei Nº 103/2023, de autoria do Vereador Allan Matias (PSD), que versa sobre a criação de salas de cinema adaptadas para pessoas dentro do espectro autista em Cubatão. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. A proposta agora segue para a sanção do chefe do Poder Executivo.

Segundo o vereador, o projeto surgiu como resposta à necessidade das pessoas dentro do espectro autista de Cubatão e foi elaborado após consultas com pais, mães, instituições e escolas que trabalham com crianças e adolescentes nessas condições. O parlamentar destacou que o cinema da cidade atualmente não oferece estrutura adequada para atender às necessidades específicas desse público, como ajustes no áudio, na iluminação e na temperatura do ar-condicionado. O vereador também informou que já entrou em contato com a administração do cinema local, a qual se mostrou receptiva às mudanças propostas pelo projeto de lei, não manifestando oposição às adaptações necessárias.

Durante a sessão, os parlamentares aprovaram o projeto de lei: PL Nº 27/2024, que autoriza o poder executivo a realizar a doação de três pôneis, um bovino e sete mini bovinos, do Parque Cotia Pará para um parque em Itanhaém.

O projeto de lei Nº 34/2024, que autoriza o poder executivo a receber em doação o imóvel de propriedade da União, denominado Projeto São Benedito, também foi aprovado.

A última pauta aprovada durante a última sessão foi o Projeto de lei Nº 113/2023 que altera a lei municipal benefício fiscal do bom empreendedor.