Representantes da Prefeitura e da CDHU prestarão contas na Câmara

Foto: Assessoria Parlamentar (CMC)

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha e fiscaliza os serviços prestados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) na cidade promoveu a primeira reunião hoje (26). O encontro, conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Wilson Pio (PSDB), teve o objetivo de elaborar um plano de trabalho para a comissão, definindo as autoridades que serão ouvidas nos próximos encontros.

Wilson Pio ressaltou que o objetivo da CEV é cobrar melhorias nos bairros que abrigam os projetos habitacionais da CDHU em Cubatão. O parlamentar ainda destacou que a comissão se debruçará sobre os seguintes temas: titularização do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, o destino dos moradores da Cota 95, a questão fundiária dos bairros Cotas, o andamento da obra no Pinhal do Miranda, e, por fim, a situação dos projetos encerrados e em andamento da CDHU na cidade.

O presidente da CEV definiu que a comissão escutará nas próximas reuniões a secretaria municipal de Habitação, Andrea Maria de Castro; e o presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos.

A CEV também discutirá a proposta de instalação de um escritório de atendimento na futura unidade Poupatempo em Cubatão. Os munícipes hoje precisam se locomover até Santos para resolver alguma pendência relacionada à Companhia Estadual. Outra questão importante que será debatida pela CEV é o fato de que a CDHU ficou responsável por construir postos médicos e unidades de ensino na região dos conjuntos habitacionais.

A comissão deve acompanhar e fiscalizar as edificações erguidas na região do CSU e do Jardim Ilha Caraguatá. A ideia é evitar que as pessoas se mudem para os novos apartamentos em áreas que não oferecem condições dignas de moradia, como espaços de lazer, postos de saúde, creches e escolas. Além disso, a inadimplência e as formas de acordo oferecidas pela CDHU também são o foco de atenção da comissão de vereadores.