Ricardo Queixão pede criação de Programa de Prevenção contra Incêndios

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

O presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSDB) solicitou ao Executivo Municipal a instalação de hidrantes na Avenida Principal da Vila Esperança, que hoje não conta com o número de equipamentos necessários para garantir o efetivo combate a incêndios. O chefe do Legislativo também pede que a Prefeitura implante o Programa de Prevenção contra Incêndios em Assentamentos Precários (Previn), que estabelece regras de orientações aos moradores sobre as medidas preventivas, além da formação e treinamento de brigadas comunitárias para agir em situações de perigo. A solicitação foi feita na última sessão (27/07).

Na justificativa do requerimento, Ricardo Queixão lembra o incêndio, ocorrido no dia 2 de julho, que deixou 25 moradias em chamas e famílias desabrigadas. “Cubatão é composta por vários bairros carentes em que a maioria das moradias é construída com madeiras, sendo áreas propícias para a ocorrência de incêndios, como vemos acontecer há décadas em nosso município”, ressaltou o presidente da Câmara.

A proposta do vereador se baseia na experiência da Prefeitura de São Paulo que em 2010 criou o Previn, que implantou brigadas de incêndio nas comunidades carentes do município, nomeando zeladores comunitários, e a instalação de hidrantes e extintores de incêndio. As medidas desenvolvidas no âmbito do Previn também preconizam ações educativas específicas nos assentamentos precários.

O Previn é implantado em quatro etapas: em primeiro lugar, a inserção comunitária, por meio da qual é definido o zelador comunitário e a brigada de incêndio. Em segundo, a criação de um procedimento operacional padrão que integre as ações da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Sabesp e outros agentes envolvidos no processo. Em terceiro, a instalação de conjuntos de equipamentos que possibilitem a extinção de incêndios, entre eles, hidrantes públicos, extintores portáteis. Em quarto, educação pública por meio de ações nas escolas, distribuição de folhetos e fôlderes.

“O Previn, com certeza, ajudará a evitar tragédias e a salvar vidas em nosso município”, sustentou o presidente da Câmara, que acredita que o Poder Executivo irá acolher a proposta.