Rodrigo Alemão pede que servidores de apoio escolar tenham qualificação profissional

Foto: Leonardo Cruz

Leonardo Cruz sob supervisão

A Câmara aprovou hoje (15), em sessão ordinária, o requerimento do vereador Rodrigo Alemão (PSB), que trata da mudança na forma de contratação dos profissionais de apoio escolar. Segundo o documento, atualmente, as contratações são feitas sem a exigência de qualificação especializada e, por esse motivo, a qualidade do atendimento as crianças com deficiência está comprometida. “Este requerimento é para que a atual e futura gestão da cidade estude a implantação de concurso público e contrate profissionais especializados”, afirmou o parlamentar.

Rodrigo Alemão enfatizou que o requerimento tem o intuito de admitir servidores com as qualificações necessárias para o cargo. O vereador disse que, tendo em vista a requisição, os profissionais aprovados no concurso serão capacitados para o atendimento das referidas crianças. O parlamentar ainda reiterou que, embora a medida seja imposta por leis federais, Cubatão não cumpre com a exigência.

Para Alessandro Oliveira (Republicanos), o desinteresse da gestão municipal referente ao atendimento especializado nas escolas é perceptível. O parlamentar comentou que compreende a necessidade de contratação, no entanto, ele afirma que os profissionais que realizam o apoio não possuem qualificações. O vereador ainda criticou o atual governo pela falta de comprometimento com as crianças.

Guilherme do Salão (PSB) reiterou que, apesar da crítica, o ponto principal do requerimento é em prol das crianças. O parlamentar mencionou que já houve uma discussão na Câmara sobre o treinamento desses profissionais, porém, a capacitação não foi executada. Para ele, a contratação por concurso público também atenderá as expectativas dos referidos servidores.

Dia Municipal as vítimas da Covid-19

A Câmara também aprovou o projeto de lei Nº 74/2022, de autoria do vereador Rodrigo Alemão, que institui o dia 22 de março como o “Dia Municipal em memória as vítimas da Covid-19”. A proposta visa homenagear os que faleceram em decorrência do contágio pelo vírus, considerando que familiares e amigos não puderam se despedir dos seus entes queridos, com todo o amor e respeito necessários.

A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário e, agora segue para sanção do prefeito e redação final.