Rony Martins propõe CEV para discutir sistema cicloviário de Cubatão

Rony Martins propõe CEV para discutir sistema cicloviário de Cubatão

Foto: Rodrigo Palassi

Os parlamentares aprovaram ontem (01/04), em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), composta por três membros, para discutir melhorias no sistema cicloviário de Cubatão. A iniciativa, de autoria de Rony Martins (PSD), terá o objetivo de debater soluções para os problemas vividos diariamente pelos ciclistas da cidade, considerando que a bicicleta é o principal meio de locomoção de parte significativa dos moradores locais.  

No requerimento, o vereador do PSD destaca os benefícios que o uso da bicicleta pode oferecer aos moradores da cidade, como melhora no condicionamento físico, na qualidade do ar, e na redução do número de congestionamentos no trânsito de Cubatão. Outro aspecto importante que a comissão discutirá é a questão da segurança, como a necessidade da instalação de bicicletários em alguns pontos da cidade. As estatísticas de furtos mostram que o roubo desses veículos cresce no município. 

Rony Martins também enfatiza a importância de um melhor aproveitamento e distribuição dos espaços no município, interligando as ciclovias as principais vias da cidade, com boa sinalização e manutenção, tornando um fluxo viável e com fácil acesso a todos. Com um prazo de 60 dias, a CEV pretende realizar um diagnóstico da situação atual e sugerir alternativas para aprimorar a infraestrutura cicloviária local. 

Ordem do Dia 

Os parlamentares aprovaram o projeto de lei Nº 51/2025, de autoria do prefeito César Nascimento, que autoriza o Poder Executivo, por meio da Procuradoria Geral do Município, a anistiar débitos existentes em favor da extinta Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (CURSAN), e dispõe também sobre o procedimento de quitação de imóveis. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. O projeto aprovado segue agora para a sanção do prefeito e redação final.