Seduc detalha planejamento de retorno às aulas presenciais

Foto: Assessoria Parlamentar (CMC)

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino se reuniu ontem (3) com gestores da secretaria de Educação (Seduc). O encontro foi conduzido pelo presidente do grupo de trabalho, Alessandro Oliveira (PL) e contou com participação dos outros membros da CEV, os parlamentares Allan Matias (PSDB) e Tinho (Republicanos). Durante a reunião, a secretária de Educação, Márcia Terras, apresentou o cronograma elaborado para a volta dos alunos à sala de aula, indicando que o retorno dos professores será na próxima segunda (9) e dos estudantes no dia 16.

A gestora explicou que na primeira semana os alunos continuarão recebendo o material de ensino de forma on-line. A partir do dia 16 a taxa de ocupação será de 35% de cada classe. As turmas serão divididas em três grupos que devem se alternar ao longo dos dias. De acordo com a secretária, somente a partir de 24 de setembro é que está previsto o retorno integral dos estudantes, caso existam condições sanitárias para cumprir esse planejamento.

O chefe de Divisão de Ensino, Marcio Henrique Nades, afirmou que a Seduc seguirá o Plano SP de flexibilização e as determinações da secretaria de Saúde da cidade, que deve monitorar o retorno dos alunos. Márcia Terras que o retorno gradual dos alunos também depende do número de servidores totalmente imunizados. A secretária explicou que cada unidade definirá seu planejamento próprio, respeitando suas especificidades, sempre se baseando na instrução normativa que disciplina este retorno.

Em relação às condições de infraestrutura da UME Alagoas, a secretária informou que os alunos devem ser abrigados na UME Marta Josete Ramos Impaléa (CEU) até que se resolva a questão desta escola. Segundo a gestora, a Seduc se reunirá com os pais de alunos para explicar sobre esta mudança. No caso da UME Bernardo José Maria de Lorena, onde há problemas de infiltração no teto das salas de aula, o chefe da Divisão de Ensino disse que nesse primeiro momento, com um público reduzido, será possível receber os alunos.

Sobre as possíveis perdas ao processo de ensino-aprendizagem em virtude da pandemia, Márcia Terras admite que o prejuízo é inevitável, mas afirma que Cubatão foi um dos municípios que mais conseguiram ter êxito no que se refere ao desenvolvimento dos alunos, segundo relatórios elaborados pela Seduc. A secretária disse que não haverá alteração no calendário letivo, uma vez que o ensino remoto é considerado como aula administrada.

O presidente da CEV chamou a atenção para a dinâmica da merenda escolar com a retomada do ensino presencial. A secretária explicou que o fornecimento de alimentação voltará a ser feito nas UMEs e que os alunos, mesmo nos dias em que tiverem aulas on-line, poderão se alimentar na escola.

Ao final da reunião, Alessandro Oliveira disse que a próxima reunião da CEV, agendada para segunda (9), focará nos problemas de infraestrutura das escolas, e, por isso, convocará os secretários de Manutenção Urbana e Obras. O presidente da comissão também informou que nos próximos dias os membros da CEV visitarão as unidades para ouvir os servidores da educação sobre o retorno às aulas presenciais.