Situação de moradores do bairro Água Fria é tema de reunião na Câmara

Rafaela Ribeiro sob supervisão

Na última terça, o vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) se reuniu com representantes da secretaria municipal de Habitação e uma comissão de moradores da Água Fria para discutir a atual situação legal do bairro. Entre os itens levantados no encontro, o principal assunto foi a reapropriação da área do Parque Itutinga Pilões, onde a comunidade está localizada, pelo governo do estado de São Paulo.

A secretária municipal de Habitação, Andrea Maria de Castro, explicou que é necessário realizar algumas ações paliativas para melhorar a situação na Água Fria, considerando o prazo de espera para a realocação dos moradores para um conjunto habitacional. No entanto, de acordo com a representante do Poder Executivo, essas medidas dependem da anuência do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

Segundo o morador Adriano Gomes, há dois anos os moradores entraram com uma ação no Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) solicitando melhorias na infraestrutura viária do bairro devido aos problemas enfrentados durante as chuvas, como deslizamentos na área da barragem e alagamentos. O GAEMA autorizou a pavimentação das vias do bairro e, há nove meses, a Ecovias forneceu material asfáltico, mas os moradores solicitaram que a Prefeitura recolhesse o material, o que, segundo Gomes, não ocorreu até o momento.

Durante a reunião, Alessandro Oliveira perguntou sobre as ações da Prefeitura para a Água Fria. Em resposta, a representante do Poder Executivo afirmou que existe um projeto do Governo do Estado para a remoção do bairro e que a administração municipal está discutindo se concederá auxílio-moradia. Andrea destacou também que a maior dificuldade no momento é encontrar valores acessíveis no município para viabilizar o projeto.