Solenidade celebra aniversário de Cubatão e presta homenagem a personalidades da cidade
A Câmara promoveu ontem (16) a Sessão Solene Comemorativa ao 76º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Cubatão. A solenidade teve como orador oficial o ex-prefeito e ex-presidente do Legislativo Cubatense, o empresário Wagner Moura. A noite também reservou a entrega do título de Cidadão Cubatense ao delegado aposentado e bacharel em Direito, Wanderley Mange de Oliveira. A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), e a mesa dos trabalhos ainda foi formada pelo deputado estadual Caio França (PSB) e o secretário de Governo, o parlamentar licenciado Allan Matias, representando o prefeito César Nascimento.
Em seu discurso de agradecimento, Wagner Moura destacou a ligação de sua família com a história de Cubatão. Ao lembrar de sua gestão à frente do Legislativo e dos dias em que governou o município, o empresário ressaltou que a cidade precisa ser defendida e preparada para o futuro. Ele alertou sobre o processo desindustrialização que Cubatão atravessa e sobre a ameaça do pátio regulador na Ilha do Tatu.
Muito emocionado, Wanderley Mange se dirigiu inicialmente aos seus filhos e agradeceu à família por toda compreensão durante sua atuação na Polícia Civil. Com uma vasta trajetória dedicada à justiça e à defesa da sociedade, o novo cidadão cubatense afirmou que a ausência do poder público abre espaço para a cooptação de crianças e adolescentes para o crime. Ele acrescentou dizendo que é possível um morador de favela ter ascensão social, basta se dedicar aos estudos e ter determinação em seus propósitos.
O delegado aposentado também contou sobre a saga de seu nascimento e como ele foi registrado na cidade do Guarujá. No passado, as gestantes que moravam nos bairros Cotas, quando entravam em trabalho de parto, ligavam para o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), para solicitar uma ambulância. No dia do nascimento de Mange, estava tudo parado no Sistema Anchieta e Imigrantes, o que acabou fazendo com que o garoto nascesse na ambulância a caminho da maternidade no centro da cidade. Como filho de militar, o novo cidadão cubatense acabou sendo encaminhado para o Hospital Santo Amaro no município vizinho, onde acabou sendo registrado.
Allan Matias comentou que uma das marcas da identidade cubatense é o acolhimento, sendo que é uma cidade que recebe milhares pessoas de outras regiões do país, sobretudo, dos estados nordestinos. Ao mencionar a questão do pátio regulador na Ilha do Tatu, o secretário ressaltou que Cubatão não é o "quintal de Santos" e precisa ter seus interesses respeitados. O vereador licenciado lembrou que o prefeito César Nascimento e os parlamentares estiveram recentemente em Brasília lutando contra a instalação de um centro logístico que pode causar inúmeros problemas à população da cidade.
Durante a Sessão Solene, as bancadas com representação na Câmara Municipal também concederam o Diploma Amigo de Cubatão a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. São elas: Silvano da Silva Lacerda (PSDB), Sérgio Augusto de Santana (PSD), Leonardo Souza da Silva (PSB), Antônio Teixeira Gomes (Agir), Marcio José da Silva (União) e Rubens Marques da Silva Filho (Republicanos).
No início da solenidade, os parlamentares da 18ª legislatura, presentes no evento, foram convidados para um registro com a placa oficial alusiva a esse grupo de vereadores, que posteriormente será afixada nas novas instalações do Salão Afonso Schmidt.
Clique aqui para conferir as fotos da solenidade.