Tinho pede aumento no número de leitos de UTI na cidade

Tinho pede aumento no número de leitos de UTI na cidade

Foto: Michel Carvalho

O vereador Tinho (PSD) apresentou hoje (22), durante sessão plenária, sete requerimentos ao Poder Executivo. Os documentos se referem às áreas da saúde, assistência social, segurança pública e manutenção urbana. Entre as solicitações, está o pedido de aumento no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Infantil na cidade.

No requerimento, o vereador lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a relação ideal de vagas de UTI por habitante seja de um a três leitos para cada 10 mil habitantes. De acordo com último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cubatão tem 112.476 habitantes.

O parlamentar do PSD comentou que recentemente existiam mais de quinze pessoas aguardando por um leito de UTI em Cubatão, entre adultos e crianças. Tinho também criticou o funcionamento da Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS), que demora para disponibilizar vagas na rede hospitalar da região.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que a Câmara discute sobre a falta de leitos de UTI em Cubatão há muito tempo. “Não falta recurso. Falta vontade”, criticou o parlamentar. Ele também disse que não adianta trazer carreta da mamografia ou promover mutirões de exames quando a demanda no município é grande. O vereador ainda lamentou que muitas pessoas morreram precocemente na cidade por falta de atendimento hospitalar.

Outros requerimentos

Tinho também apresentou outros seis pedidos: I) ampliação do horário de patrulhamento da Guarda Civil Municipal para o período de 24 horas; II) aumento do número de vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social em casas de acolhimento da cidade, e criação da Praça do Idoso, a fim de promover atividades físicas para esse público etário; III)implantação de novos projetos esportivos na cidade, incluindo diferentes modalidades, e abrangendo todos os bairros de Cubatão; IV) criação de abrigos para animais abandonados; V) instalação de luminárias de LED e parapeitos nas ciclovias da cidade; VI) ampliação de vagas para a população em situação de rua.