Tinho quer acompanhamento diário de neurologista em Prontos-Socorros da cidade

Tinho quer acompanhamento diário de neurologista em Prontos-Socorros da cidade

Foto: Rodrigo Palassi

O vereador Tinho (Republicanos) solicitou ontem (08/08), em sessão plenária, que a Secretaria Municipal de Saúde providencie a presença de um médico neurologista diariamente nos Prontos-Socorros Central e Infantil. No requerimento, o parlamentar ressalta que a transferência de pacientes para o Hospital Municipal de Cubatão depende da avaliação clínica desse profissional.

Tinho explicou que o acompanhamento diário de um neurologista irá agilizar o processo de transição dos pacientes para a unidade hospitalar, uma vez que esse é este especialista que emite um relatório técnico, apontando a necessidade de uma eventual transferência. “No tempo da Pró-Saúde (empresa que fazia a gestão do Hospital Municipal em governos anteriores) existia um médico destinado exclusivamente para esta finalidade”, destacou o parlamentar.

O vereador do Republicanos disse que a celeridade no processo de transferência é fundamental para salvar a vida de um paciente que esteja sendo atendido no PS Central ou no PS Infantil.

Rodrigo Alemão (PSDB) elogiou o requerimento de Tinho e ressaltou que a Câmara está atenta às demandas da população da cidade. O parlamentar disse que nas audiências públicas de saúde, os vereadores já tinham apontado a falta de especialistas em Cubatão. Ele criticou a administração municipal por oferecer um salário defasado para os médicos. “Mesmo com folga na folha de pagamento, o governo oferece uma das menores remunerações da região”, pontuou Rodrigo Alemão.

Anticoncepcional

Conhecido como implanon, o implante contraceptivo é uma das formas de prevenção à gravidez indesejada disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O referido método contraceptivo é de longa duração, podendo permanecer no corpo da mulher por até três anos. Por conta disso, Tinho pediu que o Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (SAISM) amplie a inserção do implanon para jovens e mulheres da cidade, desde que elas atendam aos requisitos necessários para a realização do procedimento.