Topete homenageia a Banda Marcial de Cubatão pelos seus 35 anos

Topete homenageia a Banda Marcial de Cubatão pelos seus 35 anos

Foto: Rodrigo Palassi

Danilo Bonifácio sob supervisão

O vereador Topete (PSD) apresentou ontem (22), em sessão plenária, uma moção de aplauso a Associação Amigos da Banda Marcial de Cubatão - Asabamc, em celebração aos 35 anos de história do grupo artístico, umas das grandes do campo cultural do município. “Esta homenagem é um reconhecimento a dedicação de todos seus integrantes e ao papel transformador da cultura em nossa cidade”, afirmou o autor da moção.      

A Asabamc promove acesso gratuito à música para mais de 8 mil alunos da rede pública de ensino, além de participar diversos festivais e eventos culturais, coordenado pela coreografa responsável, Jully Batista. “Todos que fazem parte dessa iniciativa enriquecem a cultura de nossa cidade e nos trazem alegria, saúde e mais motivos para viver. A cultura é responsável por tudo isso, e sabemos da importância da Asabamc nesses 35 anos, que proporcionam à cidade momentos de alegria, dança e celebração”, ressaltou o vereador Marcinho (PSB). 

“Vocês são um motivo de orgulho para todo o país. Cubatão é sempre lembrada por sua essência, e eu deixo aqui minha imensa gratidão a todos vocês”, destacou o vereador Carioca (PSDB), o parlamentar expressa sua gratidão à Banda Marcial pelo trabalho realizado e pela contribuição cultural que ela proporciona em todo o Brasil. 

Amigos e familiares da ASABAMC estiveram presentes na sessão durante a apresentação da moção de aplauso.  

           

A ASABAMC: 

A Banda Marcial de Cubatão foi fundada em 1989, inicialmente conhecida como Fanfarra Municipal, e rapidamente se tornou uma presença marcante nas principais datas cívicas, comemorativas e eventos da Baixada Santista. Com 56 músicos, com idades entre 14 e 30 anos, o grupo se destaca por adotar um modelo contemporâneo de “ensemble” de metais e percussão, seguindo as tendências musicais globais. Seu repertório é eclético, transitando do barroco ao contemporâneo, incluindo MPB e músicas internacionais. A Banda tem se apresentado em importantes festivais internacionais, como o Festival Internacional de Bandas e Fanfarras no Chile, um dos maiores da América Latina. 

Sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes desde sua criação, a Banda Marcial de Cubatão conta com uma instrumentação variada, que inclui trompetes, fliscorne (flugelhorns), trompas, trombones, eufônios, tubas e percussão. Além de suas apresentações em eventos, o grupo investe na formação de público por meio de projetos educativos, como o “Música Brasileira para Crianças”, em parceria com o Coral Infantil do Projeto Crescer, e o “Música na EJA – Educação de Jovens e Adultos”, levando música clássica e popular para estudantes do período noturno das escolas públicas da região.