Vereador se reúne com secretário de Meio Ambiente para discutir melhorias na Água Fria

Foto: Rafaela Ribeiro

Rafaela Ribeiro sob supervisão

Na última quarta (8), o vereador Alessandro Oliveira (REP) se reuniu com o Secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente, para discutir ações que melhorem a circulação no bairro da Água Fria. Dentre as necessidades destacadas, estão a pavimentação e a drenagem das vias locais. Durante o encontro, o secretário ressaltou que a Prefeitura não pode intervir no local devido à área estar localizado no Parque Núcleo Itutinga Pilões, uma unidade de conservação do Meio Ambiente sob jurisdição estadual.

O vereador questionou o representante do Poder Executivo se há planos para relocar essa população para uma área mais adequada para habitação. Em resposta, Clemente acredita que há um projeto habitacional em andamento para realocar os moradores do bairro Água Fria para uma região no bairro Ilha Caraguatá.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, os moradores do bairro estão cientes de ocuparem uma área de invasão, e enfatiza que o espaço é completamente inadequado para habitação. Clemente lembrou que a administração já implementou uma série de melhorias no local, como o fornecimento de água tratada, a expansão das linhas de transporte público e a inauguração de uma Unidade de Saúde Básica. No entanto, ele aponta que existe uma dificuldade da Prefeitura em realizar qualquer intervenção dentro do bairro, pois é necessário que haja uma autorização prévia do Estado.

O parlamentar ressaltou que existe a necessidade de melhorar a acessibilidade viária no bairro, a fim de permitir a circulação mais fluida de veículos, garantindo especialmente o acesso rápido de ambulâncias e a eficácia do transporte público. “Enquanto houver habitação, é necessário se responsabilizar por estas pessoas e dar o mínimo de condições para que elas possam viver”. Apesar do contexto em que se encontra a Água Fria, o vereador alerta para as condições em que vivem os moradores do bairro, e, por isso, defendeu a necessidade de ações coordenadas entre as autoridades locais e estaduais.