Vereadores de Cubatão são eleitos para nova diretoria da Uvebs
A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizou hoje (31), no plenário da Câmara Municipal de Praia Grande, a eleição e posse de sua diretoria para o biênio 2025 - 2026. Os mandatos dos novos membros terão validade de dois anos, com início imediato. Os parlamentares de Cubatão, Alessandro Oliveira (Republicanos) e Marcinho (PSB) foram eleitos respectivamente segundo-secretário e primeiro-tesoureiro da entidade. O novo presidente da Uvebs é o vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa (PRD).
“Diversas pautas da cidade serão discutidas na Uvebs, como a instalação por parte da Autoridade Portuária de Santos (APS) de pátio regulador na Ilha do Tatu”, disse Alessandro Oliveira. O parlamentar ressaltou que entregou ao presidente da Uvebs um ofício, elaborado pelo presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), que manifesta a posição contrária do Legislativo Cubatense em relação à proposta da APS. Além disso, o vereador do Republicanos defendeu a criação de uma comissão temática que discuta políticas públicas de combate às drogas em nível metropolitano.
O parlamentar do PSB também defendeu que a Uvebs priorize a questão do pátio na Ilha do Tatu. Para Marcinho, a proposta da APS precisa ser melhor discutida, uma vez que a sociedade cubatense não conhece o teor do projeto em questão. O vereador ainda propôs que a entidade retome a questão da distribuição de vagas no sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) junto à DRS IV.
Fizeram parte da Mesa Diretora do evento o vereador pelo município de Itanhaém Fabio Bibão, atual presidente da Uvebs; a presidente executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Silvia Melo; o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti; o deputado estadual Caio França; o vice-prefeito do Guarujá, Toninho Salgado; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; e o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.
Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a Uvebs representa os 142 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes. O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.
Veja como ficou a nova diretoria da Uvebs para o biênio 2025-2026:
Presidente: Cadu Barbosa (Praia Grande)
1º vice-presidente: Paulo Miashiro (Santos)
2ª vice-presidente: Renata Barreiro (Bertioga)
3ª vice-presidente: Maria do Socorro (Peruíbe)
Secretário-Geral: Paulo Monteiro (Praia Grande)
2º Secretário: Alessandro Oliveira (Cubatão)
1º Tesoureiro: Marcinho (Cubatão)
2º Tesoureiro: William Thor (Itanhaém)
Diretora de Comunicação: Paula Jacó (Mongaguá)
Diretor de Patrimônio: Benevan Souza (São Vicente)
Diretor Institucional: Aparecido Davi (Guarujá)
Diretora de Defesa dos Interesses da Mulher: Michele Freitas (Guarujá
Secretário Executivo: Pedro Garófolo
Conselho Consultivo: Salmir Gomes (Bertioga); Daniela Teles (Peruíbe); Rafael Pasquarelli (Santos); Daniel Machado (Itanhaém); Badu (Mongaguá); Cristen na Mira (Peruíbe) e Jefferson Cezarolli (São Vicente).
Os vereadores Guilherme Amaral (PSD) e Guilherme do Salão (PSB) também participaram da solenidade.