Vereadores eleitos para legislatura 2025-2028 são diplomados na Câmara
Leonardo Cruz sob supervisão
O plenário Dona Helena Meletti Cunha, da Câmara de Cubatão, recebeu hoje (19), pela manhã, os vereadores eleitos do município para a cerimônia de diplomação parlamentar. A solenidade, realizada pela Justiça Eleitoral, foi conduzida pelo juiz da 119º Zona Eleitoral, Rodrigo Pinati. Além dos parlamentares, o prefeito eleito César Nascimento (PSD) e a vice-prefeita eleita Andrea Castro (PSD) também foram diplomados.
Para compor a mesa dos trabalhos ao longo da cerimônia, foram convidados a promotora eleitoral Juliana Beschorner, a chefe do Cartório Eleitoral, Flávia Villar, o mesário com maior tempo de atuação na cidade, Márcio da Silva e a professora com mais tempo de serviço na Rede Pública Municipal, Maria Rita Pieruzzi.
Os parlamentares diplomados foram Cléber do Cavaco (PSD), Alexandre Topete (PSD), Allan Matias (PSD), Tinho (PSD), Guilherme Amaral (PSD), Ronaldo da Comissão (PSD), Edson Mota (União), Batoré (AGIR), Ivan Hildebrando (PSDB), Alessandro Oliveira (Republicanos), Guilherme do Salão (PSB), Xuxa (PSDB), Jair do Bar (PSDB) e Marcinho (PSB). Cada representante eleito recebeu seu diploma das mãos de um familiar.
Rodrigo Pinati destacou que o poder concedido aos vereadores nasce da escolha da população cubatense. O juiz explicou que o voto é o instrumento da democracia, que permite ao cidadão eleger quem vai administrar os bens e serviços públicos dos munícipes. No uso da palavra, o magistrado ainda reiterou que, os candidatos eleitos, ao assumirem a vereança, se tornam responsáveis por influenciarem e modificarem ações em prol do interesse coletivo.
Diplomação – É o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, as pessoas eleitas, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com o documento, os referidos candidatos se habilitam ao exercício do mandato que conquistaram nas urnas.
Clique aqui para conferir as fotos da cerimônia.