Vereadores querem explicações da SEDUC sobre retorno às aulas presenciais

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o processo de retomada das aulas na rede de ensino de Cubatão realizou hoje (29) sua primeira reunião. Conduzido pelo presidente da CEV, Alessandro Oliveira (PL), o encontro teve o objetivo de elaborar o plano de trabalho para a comissão, definindo os objetivos do grupo e as autoridades que serão ouvidas durante as próximas reuniões.

O presidente da CEV comentou que o retorno às aulas presenciais deve ocorrer na rede municipal de ensino em agosto e isso desperta preocupação, uma vez que é preciso preparar as escolas ao contexto da pandemia, como a necessidade de distanciamento social e o uso constante de álcool em gel. Além da questão da infraestrutura das UMEs, a comissão também se debruçará sobre a merenda, o transporte escolar e a imunização dos educadores que atuam na rede municipal.

Alessandro Oliveira afirmou que a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) encaminhou um questionário aos responsáveis dos alunos para consultá-los a respeito do retorno ao ensino presencial. O vereador também destacou que a retomada se dará neste primeiro momento com apenas 35% dos estudantes em sala de aula, em forma de rodízio. Sobre essa situação, os membros da CEV demonstraram preocupação com os alunos que apresentam problemas de conexão à internet em seus lares.

Tinho (Republicanos), membro da CEV, comentou que a secretaria de Educação disse anteriormente que o retorno às aulas presenciais aconteceria somente a partir de setembro, quando todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino já estariam imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Outra questão importante levantada pelo parlamentar é a realidade de algumas escolas estaduais da cidade, como a Zenon Cleantes de Moura, no bairro da Fabril.

Ao final da reunião, os membros da CEV deliberaram que a próxima reunião, agendada para 4 de agosto, às 10 horas, escutará a secretária municipal de Educação, a fim de que ela detalhe o planejamento de retorno às aulas presenciais. A comissão também definiu que fará visitas às UMEs para verificar a infraestrutura das escolas e como está ocorrendo a entrega de alimentos aos estudantes da rede. O relator da CEV, o vereador Allan Matias (PSDB), também esteve presente na reunião.