Vereadores se reúnem com AMAP para discutir fechamento da cachoeira Véu da Noiva

Leonardo Cruz sob supervisão

Durante sessão ordinária, ocorrida ontem (14), os parlamentares se reuniram com os integrantes da Associação de Monitores Ambientais do Pinheiro do Miranda (AMAP). O vereador Guilherme do Salão (PSB) foi quem pediu a suspensão dos trabalhos para ouvir o grupo acerca da insegurança e abandono no Parque Ecológico do Perequê. Com a precariedade das instalações, a cachoeira Véu da Noiva, situada no local, será fechada na próxima segunda (20) pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

Em razão das condições do Parque, a entidade criou um abaixo-assinado com o objetivo de restauração e recuperação da área. Augusto Guerra, um dos monitores, mencionou que a Fundação legalizou a cachoeira como atrativo turístico e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) fez a concessão do território para o Poder Executivo até 2042, com a condição de que a garantia de segurança, preservação e infraestrutura fossem mantidas. Essas diligências seriam executadas até o segundo portão do local, limite que inicia o domínio do governo do Estado de São Paulo da região.

No relato do documento, a Associação também ressalta que o abandono do local existe há anos. O grupo cita que a preocupação se estende aos frequentadores da cachoeira, devido aos furtos e assaltos que acontecem no atrativo, pela falta de zelo e segurança pública. Além disso, os monitores que trabalham no Parque são autônomos e, além de dependerem do fluxo para o ganha-pão, realizam atendimentos sociais gratuitos, voltados para educação ambiental nas escolas.

Rafael Tucla (PSB) questionou os monitores ambientais sobre a presença de vigilantes no local e se sentiam seguros para exercerem suas atividades. Já o vereador Roxinho (Avante) comentou sobre o impacto financeiro que causa o fechamento dessa atração turística da cidade. Segundo membros da comissão, não existem seguranças no Parque, o que afasta a circulação de turistas. Sobre o número de visitantes ao local, os monitores afirmaram que, por ano, são mais de 9 mil pessoas que conhecem as trilhas guiadas, o que pode ser verificado pelos cadastros feitos pela associação.

O parlamentar Alessandro Oliveira (Republicanos) se reunirá nesta sexta (17) com Pedro de Sá, secretário municipal de Segurança Pública para discutir os acontecimentos e as ações no local.